Corra!

Achei esse texto muito interessante, pois sempre que precisamos eliminar algumas gordurinhas, a primeira coisa que pensamos é sair correndo! Literalmente!!  Espero que vocês gostem e ajude nos treinos para o verão!

“Correr está realmente caindo nas graças dos brasileiros, a cada ano mais adeptos, mais provas, mais equipamentos e mais pessoas buscando saúde, bem estar e qualidade de vida. Porém ao ingressar na modalidade ou mesmo os já habituados a correr, normalmente, mantêm uma mesma rotina diária de treinamento.

Essa repetitiva rotina de “treinamento” pode trazer inúmeras influencias negativas aos corredores, sejam eles iniciantes ou experientes. Primeiro no que se refere ao aspecto psicológico: realizar o mesmo percurso, com a mesma duração e um mesmo esforço, pode desmotivar o praticante. A rotina da corrida também pelo aspecto fisiológico: aplicando estímulos repetitivos (mesmo volume e mesma intensidade), não teremos uma melhora da condição física. Para finalizar, ainda diversos pesquisadores destacam que inúmeras lesões esportivas ou cotidianas, são causadas por esforços repetitivos.

E essa questão é facilmente resolvida por um profissional de Educação Física, preferencialmente com especialização em corrida, que vai distribuir as cargas de treinamento (distância, tempo, velocidade, freqüência cardíaca, recuperação, etc), de acordo com o objetivo e com a característica individual de cada aluno. Por meio da planilha de treinamento, o aluno poderá realizar um treinamento mais dinâmico variando o local e o percurso dos treinos, alterar a velocidade nos treinos intervalados.

Se você não realiza seus treinos planificados por um profissional da área ou por uma assessoria esportiva de confiança, já poderá o tornar mais prazeroso e eficaz realizando:

  1. Um bom aquecimento antecedendo o treino principal
  2. Variação dos treinos durante a semana (um treino mais intenso e com menor distância, um treino longo com menor intensidade);
  3. Alongamento pós-treino (exercícios de baixa intensidade por aproximadamente 10 segundos para relaxamento da musculatura).

Pronto, agora você já entende a diferença entre correr e sair correndo! Torne seu treino mais dinâmico e divertido, alcance seus resultados com maior rapidez e segurança e evite lesões. Planifique agora seus treinos e boa corrida!”

Texto originalmente publicado no Jornal O Dia SP de 01 de outubro de 2011.

Por
Sandro Rodrigues dos Santos
Startmove Assessoria Esportiva

Para maiores informações acessem: www.startmove.com.br

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