Raclette

Eu e o Luizinho recebemos alguns amigos para jantar em casa e fizemos uma raclette. Pra quem ainda não conhece, o raclette é um tipo de queijo, mas “a raclette” é um prato típico suíço, à base do queijo homônimo.

Eu conheci este prato há muitos anos atrás (não vou dizer quando para não revelar a minha idade), após meu pai ter trazido da Europa uma racleteira e ter feito a receita que ele e minha mãe haviam experimentado na França.

Com o tempo, meu pai foi dando seu toque pessoal a raclette, acrescentando outros queijos e ingredientes. Foi assim, que eu aprendi a fazer.

 Quando eu me casei, na troca dos presentes de casamento, acabei adquirindo a minha própria racleteira, que não é tão chique como a dos meus pais, mas eu gosto tanto que desde então já preparei várias vezes esta receita para receber nossos amigos.

Na realidade a raclette não é propriamente uma receita, mas sim um jeito especial de comer queijo aquecido e raspado sobre os pratos dos comensais. O termo deriva do francês racler, que significa raspar. Os europeus comiam o queijo derretido sobre batatas ou pães.

O queijo é a estrela da raclette, por isso é bom caprichar.

Vale usar variados tipos de queijo: raclette, cammerbert, queijo de cabra, brie, gorgonzola, cantal, gruyére, emmental, maasdam, estepe, gouda, mussarela e até queijo minas tipo padrão, mas lembre-se: dê sempre preferência aos queijos que derretem bem.

Tradicionalmente os acompanhamentos da raclette são batata, pickles e alguns tipos de frios mais gordurosos (presunto cru, lombo defumado, salame, copa, etc).

Pra começar você precisará de uma racleteira. Não é dificil achar a racleteira pra comprar, existem vários modelos, alguns  até  possuem uma chapa ou uma pedra para grelhar os frios.

Minha racleteira
Acompanhamentos distribuídos sobre a mesa

Cubra as batatas com papel aluminio  para a temperatura se conservar melhor.

Os queijos e  os frios ficam distribuídos por toda a mesa, assim os convidados terão facilidade para preparar o prato.

Separe  um prato para cada convidado montar sua raclette.

As pás da racleteira são anti-aderentes por isso você precisa utilizar, além do garfo e faca, uma espátula de madeira que servirá para raspar o queijo.

Espátula para retirar o queijo derretido

Se você não encontrar o queijo raclette, não hesite em fazer outras combinações. Pessoalmente acho que quanto mais queijo, melhor a raclette.

Estes foram os queijos que eu usei

Outra dica bastante útil é dispor de talheres próprios para cortar os queijos. Se você não os tiver, use facas de cortes diferentes, porque alguns queijos são mais moles e outros mais consistentes.

Facas especiais para cada tipo de queijo

Eu servi um patê de tomate seco (que eu mesma preparei) e algumas torradinhas, assim os convidados puderam beliscar enquanto esperavam o queijo derreter. Deixei a disposição de todos manteiga, sal e pimenta.

Patê de Tomate Seco, requeijão, manteiga e etc
Torradas de parmesão e palitos de gergelim.
Frios e mussarela de búfala com tomate seco.
Tomatinhos, uvas, berinjela, azeitonas...use a criatividade!!!

Em matéria de acompanhamento dá sempre pra inovar: você pode usar tomate seco, cogumelos, berinjela, alcachofras, uvas, azeitonas…o legal é usar a criatividade.

Raclette e amigos: combinação perfeita!

Gostou?!

Agora, faça na sua casa, convide seus amigos e depois me conte se fez sucesso.

Lari Carvalho

7 comentários em “Raclette

  1. Realmente a Raclette estava uma delícia, e a companhia dos amigos então, melhor ainda. Ninguém prepara uma raclette tão bem como a Larissa, e isso da pra ver nas fotos . É uma pena que o frio no Brazil dure tão pouco…

  2. Amei este post… rs Sem dúvida nenhuma, são as melhores dicas para uma raclete perfeita… O jantar foi incrível! A raclete não poderia ter sido melhor apresentada. Aliás, já estou procurando a minha… Comentei com alguns amigos e todos estão adorando a ideia.
    Espero em breve recebê-los tão bem quanto nos receberam…

    Aliás, visito o blog sempre e adoro!

    Beijo grande,

    Flávia.

    1. Flávia,

      Foi super legal receber vocês em casa. Com certeza outros jantares e eventos acontecerão…é só agendar! Aliás, estamos na torcida pra logo logo vocês nos receberem na casa nova! Vamos botar pressão no noivo e no engenheiro pra obra acabar logo…assim teremos casório a vista! rsrsrs
      Beijos, Lari

  3. Que jantar mais chique Lari e Luizinho!!! Estão de parabéns!!! 🙂
    Tudo no capricho! Muito lindo!!!
    Eu nunca comi raclette mas após esse post estou com mais vontade ainda de experimentar…
    beijos,
    Julia

  4. Lindo post Larissa!
    Vc e o Luizinho são excelentes anfitriões. Com tão pouco tempo de casados e já recebem de uma forma muito especial e carinhosa que me deixou super à vontade como convidada. O jantar japonês q vc me ofereceu estava maravilhosos, mas agora, vendo as fotos da raclette babei….rsrsrsrs.
    Parabéns, vcs me enchem de orgulho! Bj

Deixe um comentário

